Powered By Blogger

Ser humilde como uma criança ao escrever..

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estágios..

Este post nasceu tão rápido, tão sutilmente, de modo tão espontâneo... que provavelmente seja o texto mais rapidamente publicado após ser ministrado,desde que este Blog surgiu rs. Mas,ao mesmo tempo em que parece ser simples e objetivo, carrega em si VIDA e profundas preciosídades para aquele que ouve(lê rs)

Acima de qualquer concepção de vida, opinião, filosofia ou credo espiritual, a realidade imutável é que  o Homem foi criado por Deus e nao somente para ser mais uma criatura, mas para que com ele o proprio Deus se relacionasse, em uma relação de intimidade e amizade. Porém, nao é preciso muito esforço para notar e perceber que o Homem perdeu este relacionamento com Deus faz um bom tempo. Mas... mais uma vez o Criado mostra seu Amor e desejo de se relacionar diretamente com o Homem e se entrega à morte para quitar a divida do pecado que nós cometemos e retomar o relacionamento.
Desde então temos tido livre acesso ao Pai através do Filho Jesus, podemos ouvi-lO, senti-lO, toca-lO, obedecer Seus conselhos, desfrutar de Suas bençãos, viver Sua alegria etc etc. Mas podemos também ignora-lO, desrespeita-lO, agredi-lO, desobedece-lO....enfim,somos essencialmente livres e diante de Deus seremos sempre livres para viver com Ele ou nao.
Contudo, apesar de sermos livres, somente Deus É Vida, Alegria, Sabedoria, Verdade, Paz e todas as demais coisas maravilhosas e perfeitas que precisamos e desejamos. E quando de algum modo fechamos nossos ouvidos e coração para ouvir Suas instruçoes e Sua doce voz, certamente iremos recolher os frutos ruins desta decisão.
O Pai em Sua palavra nos orienta a ouvir e seguir Sua voz,dizendo em Provérbios que "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1:7), portanto se não OUVIMOS a mansa instrução do Senhor nos tornamos LOUCOS! E triste realidade e vida é a de um louco, "Os loucos, por causa da sua transgressão, e por causa das suas iniqüidades, são aflitos."(Salmos 107:1).
Vamos então às breves,simples e poderosas palavras que o Senhor ministrou em minha alma.
Ninguém torna-se louco de uma noite para um dia, mas gradualmente vai entregando-se à loucura, até que nao haja mais entendimento,discernimento nem razão em si. A loucura do Homem está intimamente e essencialmente ligada à dureza do coração humano, à soberba e altivez. "Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro." (Jeremias 10:8)
Em um primeiro momento e instante, passa-se a não dar ouvidos aos conselhos e orientações de Deus em certas ocasiões, eventualmente nao se obedece aquilo que sabe-se ser a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para determinada situação. Um pouco mais adiante a dureza do coração gera robustos maus frutos: o engano, encantamento e a cobiça do coração, e estes vão concebendo outros pecados, cada vez mais freqüentes e tolerados (pecado sendo visto como qualquer erro do alvo,do centro dos propósitos de Deus) e o Homem vai paulatinamente ignorando e deixando de ouvir a voz de Deus, e endurecendo seu coração distancia-se cada vez mais dAquele que É a própria Sabedoria e Verdade e por isso vai perdendo o entendimento,o discernimento e até a razão, "Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem."(Jeremias 4:22).
Porém o ser humano é essencialmente inteligente, e ao notar que algo de errado lhe esta acontecendo, incansavelmente busca e executa meios próprios de se auto-ajudar, mas com o passar do tempo percebe que simplesmente nao saiu do lugar e seus meios de solução sempre se frustram, mas infelizmente tomado pela loucura prossegue em sua obsessão e obstinação em nao dar ouvidos e seguir a exortação do Senhor, "Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos."(Romanos 1:22).
Quando chega-se em tal "estagio", preocupantes, angustiosos e perigosos são os dias, pois a loucura corrompe todo o ser, a sua alma, seu coração, sua razão, seus sentimentos, suas atitudes, seus pensamentos e tudo que há... e então o bem mais precioso que o Homem tem, a sua própria vida, fica sobre uma fina linha que pode romper-se a qualquer instante, "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"(Lucas 712:20).
MAS AINDA HÁ ESPERANÇA, ainda nao é o fim,  Deus em Seu amor inesgotável e incondicional, propõe a cada instante a cura deste mal que corroeu, corrompeu e seduziu o coração humano, e o homem pode ainda humilhar-se, quebrantar-se e render-se totalmente aos agradáveis, perfeitos e bons planos do Senhor e voltar então à boa sanidade da vida, que trará consigo Alegria, Paz, um futuro seguro e firme, prazer de viver, tranqüilidade, e todas as demais coisas boas que o homem precisa, "Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha."(Provérbios 3:35).
Mas como foi dito no inicio...com Deus somos sempre livres e jamais forçados por Ele a decidir como Ele nos instrui, mas em todo tempo nos é oferecida a chance de voltar a viver livres do peso e sufoco da loucura, porém pode-se escolher a loucura e entregar-se completamente à ela e aos seus frutos e salário. "Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro."(Lucas 11:26)


Deuteronômio 30:15 "Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal."
Em amor, Lúvia

Nenhum comentário: