Powered By Blogger

Ser humilde como uma criança ao escrever..

domingo, 11 de dezembro de 2011

Cerca?

Incrível é como nunca [pouquíssimas vezes] escrevo e posto os textos na ordem cronológica em que eles vão surgindo, pois, como já sabem, existem muitos textos a serem postados, mas entre o momento de parar para escreve-los e posta-los surgem outros, e assim vamos sem saber exatamente qual a sequencia e qual o próximo texto rs.

Em um momento refletindo sobre as inúmeras necessidades e cuidados que uma igreja necessita, como corpo de pessoas, fui conduzida a um outro caminho diverso deste em que estava pensando. E assim surgiu este post.
Comumente se vê criação de animais em pastos, preferencialmente em lugares planos e bem verdes, com alimento suficiente para todos. As pastagens são o terreno ideal para alimentação e trato da criação.
Dentre as muitas especies que podem ser cuidadas em um pasto ficaremos especialmente com as ovelhas, pois são elas que nosso Deus figurativamente nos compara.
Brevemente, acredito que seja bem oportuno sabermos um pouco sobre as ovelhas, já que meditaremos sobre seu pasto.
As ovelhas são animais de grande importância, por serem fonte de diversas utilidades, produzindo carne, leite, lã e couro. São criadas em rebanhos e seu manejo é bem trabalhoso, por ser um rebanho grande ou por serem animais sensíveis, devendo sempre se atentar para raposas e outros predadores que sempre as cercam, por não terem nenhum mecanismo natural de defesa.
Pois bem, estas poucas palavras nos dão uma noção acerca deste animal tantas vezes citado na Palavra de Deus, porém, diferentemente dos dias atuais, as ovelhas antigamente não eram criadas em cativeiro, mas livremente sem qualquer cerca, grade ou vedação. E ainda hoje é assim nos "verdejantes pastos" do Senhor Jesus !
Ao contrario de muitos outros, o "nosso pasto"  não possui cercas, não há nada que nos obrigue a estar no lugar preparado para nós, simplesmente nenhuma barreira, grade ou impedimento que nos prenda a este lugar, sendo completamente possível a nós sairmos do lugar onde estamos e irmos então para qualquer outro local, já que nada nos obriga a estar nestes pastos.
Em nossos dias, tristemente, muitas vezes algumas ovelhas são compelidas a estar no pasto através do medo do que podem encontrar adiante se saírem do pasto, pelo medo de uma maldição as alcançar, medo do inferno, pelo medo dos muitos predadores ou simplesmente pela comodidade das "boas pastagens" do Senhor Jesus. ENTRETANTO, esta relação e ligação de medo, de força, de obrigação e constrangimento através do domínio não tem lugar em nenhum relacionamento que o Senhor Jesus esteja, pois "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. (1 João 4:18)
Como Bom Pastor que é, "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." (João 10:11),Jesus não necessita de qualquer cerca para evitar que raposas, lobos ou qualquer especie de predador roube e tome suas ovelhas, pois Ele é Senhor sobre tudo e sobre todos, e Sua autoridade é o bastante para evitar seja qual for o ataque, " E,chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28:18), porém atualmente, se tem construído cercas e grades de incontáveis materiais ao redor dos rebanhos de Cristo, criando assim nao a doce relação de amor despretensioso, mas sim sujeição de medo e pavor pelo que pode-se encontrar do lado de lá.
Não se deixe levar por sentimentos pequenos, passageiros e rasos, esteja JUNTO ao querido Senhor Jesus por ama-lo profundamente, por gratidão ao Seu sacrifício e amor, por reconhecimento da nossa pequenez e da nossa condição de criatura, e  jamais por medo do que lhe pode acontecer se sair para fora do "pasto", por receio dos predadores ou por medo de ir para o inferno literalmente.
"Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel." (Ezequiel 34:14). Seja livre de todo sentimento ou pensamento opressor, de toda doutrina humana que torna o suave e leve jugo de Jesus pesado e árduo.
Ainda HOJE o Amado Senhor Jesus procura por ovelhas, para cuidar, curar, limpar, tirar os espinhos, proteger e alimentar, "E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lucas 15:6-8)

Em amor, Lúvia
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
João 10:9

Nenhum comentário: