Powered By Blogger

Ser humilde como uma criança ao escrever..

sábado, 21 de janeiro de 2012

Arado

Olá amigos de reflexão !
Antes do post de hoje quero dizer que estou surpresa com o pessoal da Alemanha e dos USA pelo grande acesso, espero e desejo que vocês estejam sendo abençoados com as pequenas palavras que posto por aqui!
Vamos ao alimento de hoje!

Há quase um ano, por volta de março, estas palavras vieram ao meu coração, quando ainda voltava da Universidade para casa enquanto ouvia uma musica chamada "Já posso suportar".
Diversas vezes o Senhor Deus faz menção à parábola e comparação dEle como um lavrador, "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador."(João 15:1), e nós como sendo Sua lavoura, uma terra a ser tratada e semeada.
Neste âmbito de "lavrar a terra" o Senhor Deus levou meus olhos a se atentarem para o arado, um instrumento manual utilizado para arar a terra.
A aração é um processo de revolver um terreno agrícola com o arado, instrumento que serve para lavrar a terra. Sua finalidade é descompactar a terra para que haja desenvolvimento das raízes. Através da aração o subsolo é exposto à ação do sol, e faz também que sejam enterrados os restos de culturas agrícolas anteriores ou ervas daninhas que existam na terra. Este processo de aração melhora a infiltração de água no solo e produz maior arejamento, o que possibilita o desenvolvimento dos organismos úteis ao solo.
Portanto, o aração necessariamente é uma etapa que antecede a semeadura!
Com este prévio e simples entendimento acerca da aração podemos então pensar na terra do nosso coração, esta imensa terra.
O que as tribulações, as palavras de Deus para seu coração, as distintas experiências da vida, as conquistas, as frustrações,as dores, as alegrias e os tratamentos de Deus tem gerado em você? Frutos???
Certamente existem determinadas situações, momentos e experiencias que dificultam a produção de bons frutos, entretanto, temos na palavra do Senhor Deus o caminho a seguir pra frutificar, "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência"(Romanos 5:3), assim, mesmo em tempos ruins produziremos frutos de paciência.
Cada situação agradável ou desagradável, alegre ou triste, de vitoria ou frustração, dolorosa ou prazerosa, de satisfação ou insatisfação, está arando sua vida e revolvendo a terra profunda do seu coração para que ela dê frutos bons TODA vez que receber a boa semente, a voz de Deus!
Como BOM agricultor que é o Senhor Deus espera por nossos FRUTOS, "O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos."(2 Timóteo 2:6).

E o que os diversos tipos de "arados", cada especie de tempo e situações que vivemos, fazem com a preciosa terra do nosso coração??

# expõe a terra do nosso coração a ação do sol, das lutas dificuldades e tribulações;
# quebra o gelo e a dureza do nosso coração;
# faze com que as raízes possam se desenvolver, as raízes da Verdade da palavra de Deus
# enterra restos de plantações anteriores ou ervas daninhas que existam, limpa qualquer outro tipo de plantação e palavras que não procedem de Deus
# ajuda na infiltração da água no solo, coopera para a sensibilidade ao Espírito de Deus
Uau! Jamais poderíamos imaginar que uma simples aração poderia promover tantas coisas tão necessárias!!  "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento." (Mateus 3:8)

Mas, neste momento nos deparamos com outra necessidade, outro elemento indispensável para que de cada porção de terra brote bons frutos, A CHUVA !
Fácil é para entendermos que toda plantação necessita de água, que ela seja regada em tempos corretos. Logo, não nos basta sermos arados pelas inúmeras situações e tempos da vida se não recebermos chuva, se não vier sobre nós a água que nos fará brotar e crescer, "Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia." (Tiago 5:7). A chuva temporã prepara o solo para a semeadura, enquanto a serôdia finaliza o amadurecimento do fruto para a colheita, sendo ambas indispensáveis para o resultado final !
Tais chuvas caiem e cairão certamente sobre TODOS! Porém apenas dará fruto a terra que for arada.
"E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;" Atos 2:17

Talvez, diante das fortes intemperes e contrariedades para produzir bons frutos você se pergunte, mas porquê eu me disporia a produzir bons frutos, frutos dignos?? Porquê eu ouviria esta admoestação para frutificar BONS frutos nos piores momentos da minha vida??
A resposta não serei eu quem dará, mas o Senhor Deus, "E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?" Hebreus 12:5-7
Que você se permita ser arado,permita que o arado entre na dura, rachada, seca ou fresca terra do seu coração, e então você será uma boa terra, "E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem,e dão fruto, um a trinta,outro a sessenta, outro a cem, por um." (Marcos 4:20)


Em amor, Lúvia
E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Hebreus 12:1

Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações. Isaías 61:11

Nenhum comentário: